segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Eis, então, a segunda dezena de personalidades

Prosseguindo na identificação dos representados no “mosaico” de personalidades que têm muito que ver com o Barreiro, aqui vão as “carinhas” de 11 a 20. Seguindo os “links” incorporados no texto poderá conhecer-se melhor cada um dos retratados.

11 – Marius Amadis França-Pereira – Engenheiro. Presidente do Conselho de Administração da LBC

França-Pereira foi Engenheiro na CUF, onde seu pai também já exercera a mesma profissão. É, desde a formação da Empresa, Presidente do Conselho de Administração da LBC, antes LBC-Tanquipor.


Em relação à Empresa de que é a grande “alma” e ao Grupo Multinacional a que a mesma pertence, manifesta a ambição, que diariamente faz por concretizar, de que seja o “Rolls Royce” da área de transporte e armazenamento de fluidos!


Apaixonado pela Vela, desporto do qual é praticante e dirigente de mérito, tem sido um dos principais responsáveis pelo apoio “de retaguarda” à prática da Vela no Barreiro, nomeadamente aos atletas olímpicos Álvaro Marinho e Miguel Nunes, equipa de que a LBC é a principal patrocinadora. E além da Vela, é, também apaixonado pelo Barreiro!


A Qualidade e o cumprimento escrupuloso de todas as normas são faróis da sua vida. E está tudo dito…

12 – António Câmara – Professor Universitário. CEO da YDreams. Prémio Pessoa 2006.

O Júri do Prémio Pessoa afirmou que o laureado “ é uma das figuras mais representativas na área das ciências e tecnologias da informação, cuja repercussão atinge campos tão diversos como "a biomedicina, as telecomunicações, a ecologia, o planeamento urbano ou até o simples quotidiano das pessoas. O Prémio consagra ainda o entendimento contemporâneo de uma nova missão da Universidade, reconhecendo a importância de uma actividade empresarial ao serviço da sociedade.



Ao conceder o Prémio ao Professor António Câmara, o Júri reafirmou " a importância para o desenvolvimento do país do estímulo ao conhecimento e à inteligência criativa, afinal o único meio de lhe conceder uma vantagem competitiva."


António Câmara tem, vá-se lá saber porquê, uma ligação muito especial ao Barreiro. Terá começado, eventualmente, com o Projecto “Planeamento Espacial Participado


Em conferências que tem dado perante auditórios diversos, aponta o Barreiro como o protótipo do seu conceito de “Cidades Novas”.


António Câmara é uma das personalidades mais fascinantes que tive oportunidade de conhecer. Não valendo a pena explicar porquê, foi após ter assistido a um colóquio dele no Barreiro, há largos meses, que resolvi fazer o “mosaico” no qual, por todas as razões, ocupa um lugar central.


Eu acho que será, no mínimo, uma estupidez, não ouvir este Homem quando se perspectiva o Futuro do Barreiro!


13 – Ricardo Jorge Martins da Luz – Médico, especialista em Oncologia.

Presidente do Conselho de Administração e Director Clínico do Instituto Português de Oncologia. Natural do Barreiro, onde viveu toda a sua juventude e fez o ensino secundário.

14 – Maria Alzira Seixo – Professora Catedrática de Literatura Francesa na Universidade de Lisboa. Uma pedagoga emérita que é, simultaneamente das maiores especialistas de Literatura Portuguesa e Francesa.

Ver curriculum completo

15 – Telmo RebeloPiloto de Karting.

O jovem Telmo é um dos campeões do desporto barreirense, numa modalidade em que o Barreiro nunca teve tradições, se exceptuarmos algumas incursões no automobilismo, nos fins dos anos 60 do século passado, dos “aceleras” da altura, de que os mais velhos ainda se lembrarão. Cá para mim, “cheira-me” que, por este andar, se tudo correr bem – e ele faz tudo por isso – ainda o vamos ver na Fórmula 1!

16 – Vasco Pinto Ferreira – Gestor. Presidente do C.A. da Movensis

Natural do Barreiro, onde vive e que adora. É, sei-o eu e quem o conhece, um notável caricaturista.


A Movensis, criada pela Cofina Multimédia para a área das comunicações móveis e, posteriormente, adquirida pelos seus Gestores, com o VPF à cabeça, transformou-se, sob a sua direcção, numa Empresa Líder na sua área, com uma forte presença internacional.


A Visão estratégica do Vasco faz falta ao Barreiro.

17 – Bono Vox – Cantor

O vocalista do famoso grupo irlandês U2 que fez do Barreiro cenário para os vídeos e fotos do álbum “How to dismantle an atomic bomb” certamente que ficou com “marcas do Barreiro” na sua vida. Por isso o coloquei neste grupo.

18 – Jorge Moniz - Músico e Professor. Director pedagógico da Escola de Jazz do Barreiro.

O Jorge é um apaixonado pela sua terra, tendo sido, desde muito novo, um interventor activo na vida associativa do Barreiro. Vive na Travessa dos Quintais, no Barreiro Velho.


Como músico e professor o seu curriculum fala por ele. Pelos seus saberes e características pessoais é, indiscutivelmente, uma das personalidades com quem o Barreiro do Futuro tem que contar

19 – Manuel Galrinho Bento (falecido) – Futebolista. Uns dos melhores guarda-redes de sempre do Futebol Português.

Um “camarro” da Golegã com quem eu almocei no velho “Farol” no dia em que ele chegou, pela 1ª vez, ao Barreiro. Todos o conhecem e seria estultícia querer apresentar o Bento ao mundo!...


20 – Glória BastosProfessora e Escritora.

Glória Bastos nasceu no Barreiro a 11 de Outubro de 1960.

Esta conhecida especialista em Literatura para crianças é, igualmente uma reconhecida pedagoga nessa área, com uma vasta obra publicada.



Fica, assim, identificado o rosto 18 da 1ª pergunta. E amanhã há mais…




1 comentário:

Anónimo disse...

o Barreiro não é SÓ o centro do barreiro.


Há muito mais pessoas que marcaram o barreiro, ou a quem o barreiro marcou.

E muitos ainda cá vivem ....

Objectivo ambicioso. este !


mas muito aquém da realidade.