quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Passatempo - O meu amigo “25”, Eça, substituição, correcção e alguma confusão…


Há dias, recebi do representado na posição “25” do mosaico que apresentei, com imagens de personalidades “com Barreiro dentro”, a seguinte mensagem electrónica:

Assunto: “não sou eu, é o João Penha!

Vi o meu focinho ancestral no painel dos amantes. Claro que a mera inclusão me desvanece; é tão honrosa, e estou tão bem acompanhado - que não sei se mereço.


Em todo o caso, há naquela fotografia duas coisas sumamente unpleasant. Uma é a sua provecta idade (vem de um tempo em que, de cabelo todo castanho ainda, estou todo armado em atrevido da silva de olho esperto de repórter, etc., etc.); ora, como dizia o Eça em carta ao Ramalho, já "não sou eu! É o João Penha".


Outra é um logotipo que aparece no écran do computador; e, como de novo o Eça dizia ao Ramalho, "esse retrato é pura e simplesmente uma difamação".


Enfim, por tudo isto, que não tem qualquer importância, apeteceu-me mandar-te uma fotografia real, e talvez realista, que me foi tirada pelo nosso Luís Miguel há bem pouco tempo. Não quererias tu usá-la no futuro, se for caso disso, em lugar daquele mono de antanho? É que a verdade dos factos também mora nas imagens...


Em mensagem seguinte, enviou-me uma foto feita pelo Luís Ferreira da Luz que ilustrou umas recentes páginas centrais do “Expresso” a propósito de um livro, que já vai em 2ª Edição, recentemente lançado por este Barreirense. E a referência bibliográfica à citação epistolar anterior, esclarecendo que as frases citadas constam da “Carta a Ramalho”, Newcastle, 8 de Abril de 1878 (Correspondência, Lello & Irmão, 1925)…

Como se percebe, o “25” é meu amigo. Dos melhores e mais antigos que tenho, posso acrescentar. Ora, como há coisas que não se negam a um amigo, aqui fica, pois, o “mosaico” com a foto substituída, certo de que ele merece, sim senhor, figurar neste painel, como se provará quando o identificar completamente, dentro de muito pouco tempo. Entretanto, descubram as diferenças provocadas por cerca de uma dezena de anos…


Ora, ao fazer esta “recomposição” do painel e ao entrar na 3ª dezena de retratados, para fazer a identificação, apercebi-me de um lamentável erro na postagem Eis, então, a segunda dezena de personalidades em que poucos terão reparado e que ninguém comentou….

De facto, na versão original – e digo original porque, agora, já está corrigida -, dei um “salto” na numeração, do 12 para o 14, estando, portanto, a partir do Dr. Ricardo Luz, todos os números “adiantados” em relação à respectiva ordem.

E, assim sendo, o Jorge Moniz é, de facto, o 18, como tinha sido perguntado e não o 19, como veio na resposta.

E, mais grave ainda, ficou sem identificação a personalidade nº 20, a grande escritora, investigadora e pedagoga barreirense Glória Bastos.

Fica feita a rectificação e transparentemente exposta a confusão. É a vida…



30 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião (modesta), falta a foto daquele sem abrigo que pernoita na Praça de Santa Cruz, ao relento.
Ele também é uma personalidade do Barreiro.

Fernado Palaio disse...

Concordo em absoluto!É esse e outros mendigos que nos tornam célebres se os ajudarmos sem esperar celebridade!Abraço do Fernando Palaio.

Anónimo disse...

Nem mais. os sem abrigo, os arrumadores de automóveis, as mulheres da hortaliça, os pescadores.... esses são os barreirenses, de sempre !
mas a gente sabe que o cabós adora estas coisas da socialite. Sempre foi assim. Por sinal uma socialite que até pedófilos tem, nas fotos publicadas neste blog. mas isso é outra história.
ó cabós cura-te destas práticas, pá ! Parte desta gente não quer saber do barreiro, nem das suas gentes para nada.
Hoje em dia, só conhecem da Quinta do Perú para a frente.
Gente fina....
Com telhados de fino cristal, e impostos por pagar.

Anónimo disse...

Finalmente lesse aqui comentários decentes, de gente com "cabeça, tronco e membros", sem as lambuzisses xafurdas dos "lambe-botas" que vêm aqui apregoar amizades, admirações pegajosas e outras que tais sobre o sôtor CG.

Falta também a foto do perturbado Orlando, a quem chamavam maldosamente de "Carrocel", no mosaico dos ilustres!

Ah, isto realmente quem não trabalha tem sempre com que se entreter. Ideias para aqui, ideias para acolá.. passatempos... rica vida a das gentes barreirenses!

José Gil disse...

Parece que quem tem trabalho e está empregado, arranja sempre tempo para falar mal do "ócio" dos outros.

No entanto, as criticas destes anónimos, que só são corajosos de rosto tapado, vão para um mosaico... ou para o autor do mosaico.

A ideia do mercado, essa já deixaram de comentar. Porque estes anónimos não comentam ideias. Comentam pessoas.

A sua falta de tempo e a demasiada ocupação, contribuíram para um Barreiro envelhecido e sem ideias de se modernizar e rejuvenescer.

Bravo senhores Anónimos. O meu aplauso para o vosso contributo na melhoria do Barreiro. Continuem assim... a usar a cabeça só para usar chapéu. O Barreiro de certeza será grande com o vosso contributo.

Anónimo disse...

Concordo plenamente, aliás, estou mesmo convencido de que daqui a uns 10 anos reunirei condições económicas suficientes para mudar-me para um apartamento arrejado no Parque das Nações com vista para o Tejo, ou melhor ainda, em Cascais com vista para a Baía e depois, graças ao estatuto social entretanto conquistado e apesar de não por os pés no "meu berço" há uns 10 ou 15 anos, farei certamente parte do mosaico de individualidades barreirenses da altura.

Caro Zé, comentamos pessoas porque as ideias estão mortas mas infelizmenre ainda mexem, porque há pessoas que insistem em manter os abortos vivos, se é tal ignominia possível.

Triste é, que em vez de se discutir a recuperação do comércio lojista, a recuperação das habitações e dos lugares de diversão, se continue a discutir uma estúpida feira de rua... como se de uma ideia sofisticada se tratasse. Amigos, Montemarte é em Paris de França e era famosa nos anos 30, estamos no século XXI, em Portugal, a lidar com uma zona história abandonada há mais de 15 anos pela própria Câmara, pela qual, que eu saiba,já passaram várias pessoas diferentes, entre as quais o digníssimo CG.

José Gil disse...

Caro Anónimo. Porque não avança com um plano que recupere o comércio lojista, das habitações e dos lugares de diversão, como diz ser o problema?

Se considera que esses são os problemas a resolver, faça como fez o Cabós e lance mãos à obra. Proponha medidas concretas que considere serem as melhores para resolver os problemas que descreve.

Sabe que estas feiras de rua continuam, em pleno séc XXI? E são fonte de receita para as Cidades que as têm?

Sabe uma coisa? Pode ou não concordar com o mercado da Rua Marquês de Pombal. Mas uma coisa esta ideia já conseguiu. Que se falasse de um espaço, como diz e muito bem, abandonado por todos.

Se quer discutir os problemas do Comércio, convença-os a mudar de hábitos. Convença as pessoas a deixarem de comprar nos Hipermercados e comprarem, mais caro, nas lojas de comércio tradicional. Convença os lojista a mudar os seus horários de funcionamento. Convença-os a especializarem-se. Convença-os a ter uma estratégia diferente da que têm...

Se quer discutir o problema da recuperação das habitações tem de tornar o BV num sitio diferente e mais agradável ou ninguém investirá na recuperação de casas que depois não consegue vender...

Faça propostas e ponha as suas ideias ao escrutínio público. Senão, é mais um que critica mas não apresenta medidas diferentes.

Sofia Ártemis disse...

Vou tentar ver se faço linha ou bingo... será que acertei algum? Aqueles onde coloco os pontos de interrogação é os que não tenho a certeza absoluta

20- Glória Bastos
21- Álvaro velho
22- José Caro Proença?
23- Xalana
24- António lobo antunes
26- jorge morais?
27 - Fátima Lopes
28- não sei...
29-Jorge Fernando
30- Fernando Sobral
31-Maria de Lurdes Resende
32- nao sei...
33- Augusto Cabrita
34- não sei...
35- António Cordeiro
36 - Rui Curto
37- não sei
38- Fernando Farinha?
39 - David Sobral
40- Maria Barroso

Anónimo disse...

Feliz Natal, Caro Cabós Gonçalves.

Anónimo disse...

http://barreiroxxi.blogspot.com/2008/01/palermas-elefantes-brancos-e-outros.html

Anónimo disse...

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=60485&mostra=2

Também deve fazer parte, Cabós Gonçalves, da galeria dos notáveis do Barreiro .....

qualquer dia venho cá desenvolver o tema... disse...

“(…)A propósito do problema do acesso, mostra-se também pertinente citar
jurisprudência do Tribunal Constitucional; com efeito, referiu este Tribunal que “o
princípio do arquivo aberto ou princípio da Administração aberta, consagrado no
artigo 268º, nº 2, [da Constituição da República Portuguesa - CRP] constitui valioso
contributo para a superação do sistema clássico da Administração essencialmente
burocrático, autoritário, centralizado, fechado sobre si e eivado de secretismo, e
significa um decisivo passo na direcção da plena democratização da vida
administrativa”

( Cfr. Acórdão de 7 de Maio de 1992, lavrado no Processo nº 214/90 e publicado no Diário da República, nº 216, II Série, de 18 de Setembro de 1992, páginas 8773 e seguintes.)(…)”

para que se evite isto: disse...

O Bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, afirmou hoje que há pessoas em cargos de destaque na hierarquia do Estado que praticam crimes e não são punidas por isso.

Marinho Pinto acrescentou, em declarações na rádio Antena 1, que as escolas de Direito estão transformadas num negócio e aceitam cada vez mais alunos com o objectivo de receberem mais financiamento do Estado.

“O fenómeno da corrupção é um dos cancros que mais ameaça a saúde do Estado de Direito em Portugal. Há aí uma criminalidade em Portugal muito importante, da mais nociva criminalidade para o Estado, para a sociedade, e que andam aí impunemente e alguns deles andam aí a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade. Alguns, inclusive, ocupam cargos relevantes no Estado português,” disse Marinho Pinto.

e isto:... disse...

"(...)Sei, sobretudo de noticias que acontecendo a nível local teriam em condições de verdadeira liberdade de imprensa , destaque a nível nacional , mas que morreram antes de ver a luz do Sol-

Depois entendi o porquê , quando me fui confrontando , para além da imprensa local , com os donos da imprensa local , e na Margem Sul (e não só) , para além dos construtores civis proprietários de meios de comunicação, com a subsidiocracia ou a publicidade municipal, cuja receita, fundamental , condiciona as notícias e a agenda mediática ausente de contraditório e que assim não tem possibilidade sequer de existir.


Entendi o porquê da linha que não permitia que excelentes jornalistas a trabalhar nesta banda não fossem muito longe nas matérias, entendi porque alguns excelentes profissionais abandonaram a profissão!


Compreendi porque razão não tomavam (e não tomam ainda) dimensão casos relacionados com a corrupção autárquica, o tráfico de influências, casos relacionados com especulação imobiliária, alterações de uso do solo , permutas...habitação dita social e outros casos...(...)"

http://a-sul.blogspot.com/2008/01/blogoesfera-e-comunicao.html

pois dou razão ao nosso "47"... disse...

http://jn.sapo.pt/2008/01/28/opiniao/parem_brincar_as_palavras.html

Fulano de Tal disse...

“Somos adversários políticos, não somos adversários em relação ao amor que temos pelo Barreiro” – referiu Cabos Gonçalves dirigindo-se ao presidente da Câmara Municipal do Barreiro, acrescentando que, Carlos Humberto, já “deu provas que a história do diálogo e da participação não é uma figura de estilo e propaganda”.

Claro!

Aprovar regulamentos antes de saber os resultados da consulta pública respectiva é um exemplo disso mesmo...

Hilário Godinho disse...

Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberdade, Democracia, Justiça, Imprensa, Direitos Humanitários. Sim.
Ditaduras, PIDE/D.G.S.E., Tortura, Fome, Corrupção. Não Obrigado.
Peço Asilo Político, Dinheiro, Doente e Invalido com Fome em Tribunal com Dívidas.
Enviar dinheiro para a Anti Pide/D.G.S.E..
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Se não pode impôr a paz, pode convencer pelo exemplo. -----

Peço Asilo Político. -----

Donativos para a Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Conta de Épargne UBS CHF --- Nº conta 233-691451.M1F --- Nº de cliente 233-691451 --- Iban CH21 0023 3233 691451M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Suisse. --- Ou ---
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Telefone: 0041 765 450 994. Comuniquem na Imprensa Mundial. Eu falo Português, E também Francês. -----
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberté, Démocratie, Justice, Presse, Droits Humanitaires. Oui.
Dictatures, PIDE/D.G.S.E., Torture, Faim, Corruption. Non Merci.
Je demande Asile Politique, l'argent, le malade et l'invalide avec la faim devant le tribunal avec des dettes.
Envoyer argent pour l'Anti Pide/D.G.S.E..
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Si ne peut pas imposer la paix, peut convaincre par l'exemple. -----

Je demande Asile Politique. -----

Donations pour la Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Compte d'Épargne UBS CHF --- Nº de compte 233-691451.M1F --- Nº de client 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Suisse. --- Ou ---
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Téléphone: 0041 765 450 994. Communiquent dans la Presse Mondiale. Je parle Portugais, Et aussi Français. ---
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Widerstand Portugiesisches Militärisches und Zivilist Anti Pide/D.G.S.E. -----

Freiheit, Demokratie, Justiz, die Presse, Humanitäre Rechte. Ja.
Diktaturen, PIDE/D.G.S.E., Tortur, Hunger, Bestechung. Nein Danke.
Ich verlange politisches Asyl, das Geld, Kranke und Invalide mit dem Hunger vor dem Gericht mit Schulden. Senden Geld für Anti Pide/D.G.S.E..
Herr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Schweiz. -----

Wenn nicht aufdrängen kann der Frieden, kann durch das Beispiel überzeugen. -----

Ich verlange politisches Asyl. -----

Schenkungen für den Widerstand Portugiesisches Militärisches und Zivilist Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Compte d'Épargne UBS CHF --- N° des Kontos 233-691451.M1F --- Nº des Kunden 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Schweiz. --- Oder ---
Herr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Schweiz. ---
Telefon: 0041 765 450 994. Teilen in der weltweiten Presse mit. Ich spreche Portugiesisch, Und auch Französisch. -----
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resistance Portuguese Military and Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Freedom, Democracy, Justice, The Press, Humane Rights. Yes.
Dictatorships, PIDE/D.G.S.E., Torture, Hunger, Corruption. Not Thank You.
I ask for Political asylum, Money, Sick and Invalid with Hunger in Court with Debts.
To send money for the Anti Pide/D.G.S.E..
Sir. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

If it can not impose peace, can convince by example. -----

I ask for Political asylum -----

Donations for the Resistance Portuguese Military and Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Account of Épargne UBS CHF --- Nº of account 233-691451.M1F --- Nº of customer 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Switzerland. --- Or ---
Sir. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Telephone: 0041 765 450 994. Communicate in the World Press. speak Portuguese, And also French. -----

http://pide1.spaces.live.com/

Anónimo disse...

http://barreiroonline.forumeiros.com/index.htm

J.S. Teixeira disse...

José Sócrates diz que "“Ainda está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor do que eu”. Novo artigo sobre essas declarações do nosso PM e acerca das propostas do seu "amiguinho do Seixal", Samuel Cruz. Tudo no blogue O Flamingo.

monkey disse...

520免費視訊.aio 交友愛情館免費.avhigh情色視訊.正妹視訊ggo.視訊聊天交友9426.完美女人視訊聊天室.18禁影片.情人視訊聊天.視訊聊天室fm1768.wc123美色女影城.383視訊影音城.南部聊天室.18x us視訊聊天.5i0美色女影城.777美女dvd影片.a383girl影音.視訊聊天交友elove.新 avhigh視訊交友.微風成人vi467.成人視訊happylife.交友聊天找e爵.情人視訊網 d736.kiss168成人.一網情深聊天室.麻辣視訊聊天網.一夜聊天室.日本視訊.sex888.情色視訊影音聊天.av女優直播室.2009 avhigh.真人野球拳.夜色網線上直播.麻辣男女聊天室.咆哮成人繁體.080視訊聊天室ok888.影音聊天室fm358.視訊美女monkey shop.168 免費視訊優女聊天室.jp素人露出大全集.杜雷斯成人.咆哮小老鼠影片.免費聊天happylife.視訊美女live net.免費視訊mmshow.免費聊天mmshow.正妹視訊mmshow.正妹影音mmshow.視訊交友mmshow.成人交友mmshow.視訊美女34c.視訊聊天交友1799.免費視訊聊天1799.免費視訊1799.視訊聊天1799.影音聊天室hibb.hot辣妺視訊網.網愛俱樂部.kk124視訊俱樂部.0401 影音 live 秀視訊聊天交友.免費e爵娛樂.0401 視訊美女

alphonsoericher disse...

援交友留言,視訊聊天室,成人貼圖站,情色視訊,情色論壇,美女圖片,080視訊聊天室,正妹牆qk176,18sxe成人影城,080視訊聊天室,免費交友,情色a片,台灣成人網,情色a片,聊天交友,台灣情色,情人貼圖,上班族聊天室f1,成人網,正妹交友,成人視訊,彰化人聊天室,台灣情色網,免費聊天,美女交友,丁字褲美女寫真,情色,免費視訊聊天室,777成人區,哈啦聊天室,0401視訊美女,免費色情影片,成人視訊,免費視訊,正妹牆自拍, ut聊天室,免費視訊,免費視訊g,八國聯軍成人,聊天室ut,

ingaholcombe disse...

it's cold~be careful...............................................

mistiparnell disse...

安...辛苦了!祝福你在各個方面都愈來愈好!..................................................

Anónimo disse...

成人論壇區愛情分享區情慾禁區情趣貼圖區情色交流區情色文學區情色性愛貼片區情色小遊戲區情色圖貼區情色分享區情色貼徒區情色貼影區情色貼圖成人貼圖分享區情色貼騙區愛愛貼圖片區做愛無碼影片做愛免費無碼影片做愛免費無碼a片做愛免費無碼av女優影片做愛免費a片av做愛色情照片做愛自拍影片做愛自拍圖貼片做愛自拍片做愛卡通線上看做愛出血影片做愛片做愛文學做愛小影片做愛免費試看無碼av女優影片嘟嘟成人免費線上影片咪咪影城咪咪免費無碼成人影片咆哮小老鼠免費影片吳碼下載吳碼光碟后宮電影院同志成人片免費看同志打手槍影片同志性愛短片同志影片下載同志影片免費收看同志影片免費同志影片線上觀看咪咪情色短片

傷心 disse...

Every why has a wherefore.........................................

miss disse...

最敏捷的,未必贏得競賽:最強大的,未必贏得戰爭:時間與機會才是主人 ..................................................

Anónimo disse...

只用微笑說話的人,才能擔當重任。 ..................................................

D"SUL disse...

Realmente a matemática nunca foi o teu forte! um abraço D"SUL

Anónimo disse...

When I initially left a comment I appear to have clicked on the -Notify me when new comments are
added- checkbox and from now on each time a comment is added I receive 4 emails with the exact same comment.
There has to be an easy method you are able to
remove me from that service? Thanks!

Feel free to visit my homepage - buy twitter followers cheap

Anónimo disse...

It is unlikely air conditioners only mover air and do not adjust its temperature.
with your fan, you will want to double check and ensure that the ball.
so that they don't detract from the space in the room.

My web page - www.openudc.org