terça-feira, 11 de setembro de 2007

Apoios e Contributos (6) – Manuela Fonseca



Há cerca de 40 anos que conheço a Maria Manuela Fonseca, com o “apodo” Alpalhão Costa, depois do casamento com o grande actor barreirense Manuel Alpalhão, Tratamo-nos por “manos” e isso já diz tudo sobre o nosso grau de amizade.

A Manuela Fonseca é um ser humano muito especial. É uma barreirense dos quatro costados, filha de ferroviário e adepta ferrenha do Futebol Clube Barreirense e do Futebol Clube do Porto! Esta última paixão, eu acho que é só por ela, geralmente, ser do contra…

Sendo uma mulher “de esquerda”, eterna “compagnon de route” do P.C:P., Partido em que se filiou há relativamente pouco tempo, já foi membro da Assembleia de Freguesia do Barreiro e foi candidata à Assembleia Municipal, nas últimas eleições Autárquicas, na lista da C.D.U..

É, sobretudo, uma grande Cidadã Barreirense. Uma mulher cheia de força e com uma grande dignidade.

No Moodle da Escola Superior de Educação de Setúbal, onde é uma distintíssima professora, define-se a si própria assim:

Sou professora de Língua Portuguesa e de Literatura Infantil. A profissão é uma maneira de estar na vida e uma paixão; tenho outras: a família, os amigos, as artes, os desportos e a vida cívica, principalmente a sindical.”

Desde o início que apoia o Projecto “Mercado de Rua Marquês de Pombal”. A “Manela” leu o projecto todo e eu dei-lhe, e à família, explicações adicionais.

Nesta postagem, de 17 de Agosto, deixou o seguinte comentário que, embora traduza, fundamentalmente, uma carga afectiva pessoal, resultante da nossa relação especial de amizade, constitui, mais que tudo, uma manifestação de apoio, informada e convicta:

Esta cidade merece O PROJECTO de Cabós Gonçalves pela importância da nossa História, feita de solidariedade, de criação e manutenção de postos de trabalho, de liberdade, de instrução e de cultura a acompanhá-las

É uma visão do futuro em comunhão com um passado que nos molda o presente.

Cabós Gonçalves, querido amigo que trato, há décadas, como irmão, mereceu ter dado à luz esta visão de um novo Barreiro pelo cidadão que é, pelo muito que tem moldado nesta cidade, homem livre, inteligente e dedicado ao seu semelhante.

Manuela Fonseca

17 comentários:

eu sou contra o mercado disse...

Outras novidades sobre o tema em:

http://eusoucontraomercado.blogspot.com/

Anónimo disse...

o blog acima, que é contra o mercado é um bom exemplo do espírito de má lingua reinante no Barreiro, que só tem contribuído, para que nunca se faça nesta cidade do Barreiro.

Um espírito que destrói qualquer iniciativa, em menos de nada, tal como destrói a imagem e o bom nome de tantos barreirenses.
Mal de quem cai na boca dos corta casacas do barreiro.
que estão obviamente, muito bem identificados.
talvez fosse melhor olharem para o espelho, para o que têm feito na vida, e para o que têm em casa.
às vezes bem pior, do que aquilo que apontam e criticam nos outros.

en passant ...

eu sou contra o mercado disse...

Corte e costura ao mais alto nível em:

http://eusoucontraomercado.blogspot.com/

Anónimo disse...

pois, pois...experimentem então visitar o outro...aquele em que é reservado o direito de admissão.

Anónimo disse...

mas esse outro não é ao mais alto nível, é mesmo ao mais baixo nível.

Anónimo disse...

Mudando um pouco de assunto: alguém sabe como se tem acesso ao blg que é contra o "Eu sou contra o mercado" ?

Anónimo disse...

é elitista... o veneno e a ordinarice são (felizmente!) partilhados por alguns "escolhidos".

Anónimo disse...

O Blog CONTRA O MERCADO não tem a barra para se poder comentar.

Porque será ???????





muito "democrático"....Pfffffffff

Anónimo disse...

ahahahahaahahahaha, o BLOG Contra o MERCADO tem medo de levar na tromba !!!!

Abram "mazé" a barra de comentários e deixem-se de fitas e de fintas.
Depois "agente" logo conversa. Quem vai à guerra, dá e leva.

Aprendam a ser Democratas com o Cabós, que abriu os comentários a todos, bloguers, outros e anónimos.

E não consta que tenha censurado algum comentário.


Para já não falarmos de questão do anonimato, ao abrigo do qual o CONTRA O MERCADO navega.

adelante !!!!

Unknown disse...

"levar na tromba"...
"quem vai à guerra dá e leva"...

hummm... deve ser por causa destes exemplos de "falta de nível ao mais alto nível" que o blog EU SOU CONTRA O MERCADO mantém uma postura de só fazer publicação, para evitar comentários burgessos!

Se "agente" percebesse alguma coisa sobre humor de intervenção política, escusava de fazer comentários, mas "agente" gosta é de estalar o verniz com piadas fáceis, britney spears a mostrar a passarinha ou pilinhas à mostra, como mostra o tal blog que é contra, mas é do contra só para alguns... porque as piadas têm mais graça em privado (deve ser).

Esse blog parece muito menos democratico que o outro...

Anónimo disse...

ó sérgio está-se a referir à falta de nível nestes post's do Blog CONTRA O MERCADO ?????

- Praia do Mexilhoeiro vai ser resort naturista http://eusoucontraomercado.blogspot.com/2007/08/praia-do-mexilhoeiro-vai-ser-resort.html

- Temos um Plano B! o post da xixiolina
http://eusoucontraomercado.blogspot.com/2007/09/temos-um-plano-b.html

Sabe, sérgio ? na minha concepção de humor de intervenção política, não há pilinhas, há é "caralhos" das caldas e outros, para aqueles que enganam o Zé Povinho, e que em vez de servir a Causa Pública, servem-SE da Causa Pública.

E deixe-me que lhe diga que ainda ando a tentar perceber, quais são os verdadeiros e reais interesses que estão a ser DEFENDIDOS com o Humor do Blog CONTRA O MERCADO.

E não me conte histórias de defender o sossego dos velhinhos do Barreiro Velho, porque nunca ninguém se preocupou com os velhinhos do Barreiro Velho.

O Cabós Gonçalves, sim, provou publicamente, ter essa preocupação, apresentando este Projecto, como um possível renascimento do Barreiro Velho, já em fase de morte anunciada.


Percebeu ?

Posso fazer um desenho, caso não tenha percebido...

Eu vou ali e já venho.

eu sou contra o mercado disse...

Novos apoios e contributos sem pilinhas e sem espinhas em:

http://eusoucontraomercado.blogspot.com/

Unknown disse...

o anónimo das 15:29 pode-se identificar, porque a defender assim o cabós gonçalves já tem direito a um texto dedicado só a si, naquela coisa dos apoios e contributos, a contar como são amigos de longa data, como se admiram mutuamente e como você é genial e uma pessoa séria.

Palmadinhas aqui e palmadinhas ali... é pá coça-me aqui as costas se faz favor...

Será que já lhe prometeram uma banca de fruta no mercado?...

Anónimo disse...

E não é que acertou ó sérgio ?

Está-me prometida uma banca de legumes, para venda de tomates BEM NEGROS.

Depois passe lá, na banca, para comprar aqueles TOMATES NEGROS que lhe faltaram, quando criou um blog anónimo e sem barra de comentários - O BLOG CONTRA O MERCADO - de ataque e achincalhamento a este fantástico Projecto MERCADO MARQUÊS DE POMBAL.

Olhe, e quando não tiver mais nada que fazer, vá coçando os "tomates" ......

Toma lá, que é "democrático"...

Agora tenho que ir trabalhar, porque eu não sou funcionário público ....:-)))))

Unknown disse...

suponho que o seu anonimato deve vir dos seus tomates negros... e a classe das suas piadas também...

sabe que os tomates têm destas coisas: se forem grandes dão autoconfiança a um gajo, se forem pequenos fazem-no sentir-se uma merda e se forem cor-de-rosa então é melhor um gajo fugir do país.

e cenouras? não vai vender cenouras? é que para desenjoar uma cenoura pelo cu acima é do melhor.

Se quiser eu ensino-lhe como é que usa bem uma cenoura sem ser na sopa.

António Cabós Gonçalves disse...

Meus caros concidadãos:

Defini, como princípio, para mim mesmo, que este Blog, tal como a ideia que lhe está subjacente, é para ser participado por todos, que os comentários são livres e de publicação imediata, sem moderação de ninguém e que as estatísticas são de livre e completo acesso por quem se quiser dar a esse trabalho.

Até agora, a troca de opiniões tem-se mantido dentro de níveis que eu considero aceitáveis e urbanos.

É lamentável que, a propósito de um blog que alguém, legitimamente, resolveu fazer para combater a ideia que defendo e de outro, ao que parece de acesso reservado - e de que eu só conheço o 1º post porque quando lá voltei o acesso já era controlado e eu não me apeteceu pedi-lo - nascido para combater aquele outro, o tipo de linguagem utilizada esteja a resvalar para a pura ordinarice.

Detestaria ter de alterar a minha posição e passar a moderar os comentários!

Tenham, por isso, por favor, tento na escrita!

De resto, com já escrevi várias vezes, eu acho um piadão ao Blog "Eu sou contra o mercado". Considero que, na maioria das vezes, revela um autor dotado de um humor de alto nível e bastante inteligência.

E eu gosto, sinceramente, de pessoas inteligentes e bem humoradas!

Keep cool, don't be fool...

LdS disse...

Portotesto contra o comentário feito relativamente à segunda opção clubística mencionada da Professora. É do FCP e fica-lhe muito bem.