segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Faça-se, então, o ponto da situação! (3 a)

Agora, os apoios…

Como já expliquei, o facto de ter decidido privilegiar as respostas aos opositores, em detrimento dos apoios, fez com que eu ainda não tivesse destacado, como devia:

Nos blogues

a) Os apoios ou sinais positivos vindos da Blogosfera, nomeadamente dos autores e Administradores dos Blogues “A Vitrine do Barreiro”, “Alhos Vedros ao Poder”, “Angolana”, “As aventuras em Portugal”, “Bloguestadão” e “Breviário Político Barreirense”, estes do mesmo Autor, “Brocas Vetus”, “O Banheirense”, O Plano da Moita, Pintor Kira, Reflectórium, Relances, Um por todos, todos por um, Ventos (ir)racionais e Vox clamantis in deserto, que são aqueles de que dei conta e cujas consecutivas referências e apoio estão assinaladas na “badana” deste Blogue, embora “misturados” com os que se opõem à ideia, situação que, aliás, tentarei corrigir, um dia destes…

Nos jornais

b) O Editorial de Miguel de Sousa, no “Jornal do Barreiro” de 17/08/2007, que, embora tão hiperbólico que até me faz corar, entendo, agora, realçar e agradecer

…/…

Pelo Barreiro, o regresso também promete, com a questão do inesperado encerramento do mercado da Verderena a dominar as atenções. Não tem havido consenso sobre uma solução, embora o dito mercado envolva volumes financeiros consideráveis.

Eis senão quando o conhecido Cabós Gonçalves tira uma proposta da cartola, que parece ter futuro, e pode conduzir à revitalização da zona ribeirinha do Barreiro. A ideia encontra-se muito bem estudada e defendida, e conta já com apoios importantes.

O autor é um clássico militante socialista desde a primeira hora, mas muitas vezes não lê pela cartilha do seu partido. Além disso, é o eterno cicerone do Barreiro, que toda a comunicação social procura, quando é necessário fazer alguma peça sobre a nossa Cidade, pois ninguém a conhece tão bem como ele, e tem provado ser seu acérrimo defensor.

É um homem que merece ser seriamente escutado. E os barreirenses sabem bem disso. Pode ser que o regresso da política traga também o regresso da imaginação.

c) A tomada de posição, pública de Miguel Amado, Presidente do PSD-Barreiro, em artigo publicado em 29 de Agosto, no jornal “Notícias do Barreiro”.

.

Este Barreirense é Arquitecto e Doutorado em Ciências do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa, na especialidade de Planeamento e Ordenamento do Território, com a Tese “Processo do Planeamento Urbano Sustentável”.

Possui, também, uma pós-graduação em Reabilitação de Centros Urbanos, pela UNESCO EURO MAB WORKING GROUP URBAN SYSTEMS e Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra, conforme consta do seu curriculum oficial, da Universidade Nova de Lisboa, onde é professor.

Ah, é verdade, não somos aquilo que se pode considerar “amigos”, embora sejamos conhecidos, de tratamento por tu, há muitos anos. Como é natural, temos posicionamentos políticos muito diferentes em relação a várias coisas

Resta dizer que desde 2004, até há pouco tempo, era Presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL - Sistema Integrado Multimunicipal de Aguas Residuais da Península de Setúbal, SA.


Fez, segundo todas as informações que possuo, um excelente trabalho nesse cargo. Cargo a que ascendeu, fundamentalmente, por confiança política de quem mandava na altura. Por razões semelhantes, mas opostas, foi substituído no cargo.


Não concordo com este tipo de critérios e disse-o, oportunamente, a todas as pessoas a quem tinha de dizer.

Como já expliquei, o facto de ter decidido privilegiar as respostas aos opositores, em detrimento dos apoios, fez com que eu ainda não tivesse destacado, como devia:


3 comentários:

SITI SAÚDE disse...

Caro Cabós


Mais uma, vez e tive calado uns tempos mas como verifico que os disparates são mais do que muitos sinto alguma indignação e tenho de me expressar.

Na sua entrevista ao Jornal Margem Sul de 31/08/2007, transferência ou projecto nenhum é exequível, pois como já afirmei não conhece o Barreiro Velho, Rua Marques de Pombal e zona, começa por afirmar que os jovens moradores o apoiam, onde é que existem jovens moradores na rua Marques Pombal, gostaria de saber fico a espera da suas indicações, pois jovens frequentadores da Rua Marques de Pombal devido a proliferação de Bares, eu conheço.
Eu proponho que fale com os verdadeiros moradores da zona evocada, assim como devera falar com os proprietários.

Por agora chega e espero que tenha a coragem de falar cara a cara com os moradores e proprietários da zona. Fico a espera apesar de continuar a achar que como refere apresentou um projecto que mais não é como o nome diz (PROJECTO), pois apesar de me encontrar bastante desiludido com a política de a vários anos praticada no nosso conselho, resta-me alguma esperança em alguns Barreirenses, verdadeiros.

eu sou contra o mercado disse...

Mantenha-se informado sobre o assunto em: http://eusoucontraomercado.blogspot.com/

António Cabós Gonçalves disse...

Boa tarde.

Já conversei. pelo telefone, com o Sr. José Fiipe Nunes, ou "Siti saúde", que se identificou, completamente, em comentário anterior e a quem eu, desde essa altura, estava para telefonar.

No meio do "turbilhão" que este Projecto tem provocado na minha vida, acabou por me ir passando e nem sequer o referi como um dos "opositores" à ideia, logo a ele que deu a cara, o nome e o nº de telefone!

Pelo lapso já lhe pedi desculpa. Por essa razão só agora tive a oportunidade de falar directamente com ele o que foi, verdadeiramente, um prazer.

Temos, como seria natural, um conjunto de preocupações comuns. Fazemos um diagnóstico semelhante.

Quanto às soluções para o Problema do Barreiro Velho os pressupostos em que nos baseamos para a definição de uma estratégia são idênticos. Ele apenas não aceita, à partida, a instalação do Mercado na Rua Marquês de Pombal, onde cresceu e onde moram os seus pais.

Já lhe expliquei que grande parte dos seus receios são infundados, tendo em atenção a configuração de Mercado que proponho. Expliquei-lhe alguns pormenores e vou enviar-lhe alguma documentação para que possa analisar.

Vou, um sábado destes, falar com ele e com outros moradores - de preferência os que mais acerrimamente estão contra - para o que lhe pedi que contactasse os seus vizinhos e lhes manifestasse essa minha disponibilidade.

Este projecto, no qual acredito profundamente, só faz sentido se for levado à prática com o apoio e entusiasmo dos habitantes do Barreiro Velho.

Estou absolutamente convencido que, dentro de pouco tempo, as pessoas o tomarão como seu. Com as adaptações que se mostrarem adequadas. Com a participação de todos. Para o bem de todos!

É só o que me move e, por isso, não desistirei.