terça-feira, 28 de agosto de 2007

Apoios e contributos (3) - O André no Barreiro Velho


Desde o início deste projecto, o meu afilhado, André Pinotes Batista, conhecido militante do Partido Socialista e da JS, a quem fui explicando os contornos da ideia, me ofereceu toda a colaboração de que necessitasse.

Ficou
claro, desde logo, que o anúncio público e o desenvolvimento desta ideia não tinha nada que ver com a filiação partidária de ambos, explicando-lhe eu que assumia, sozinho, os riscos e os custos de uma iniciativa que, basicamente, seria minha, muito embora se destinasse, natural e necessariamente, a ser "apropriada" por todos que a quisessem tomar como sua.

O André constituiu uma ajuda preciosa na "logística" da apresentação da ideia, no passado dia 31 de Julho, na Assembleia Municipal. Encadernou todos os 25 dossiers que distribuí, "encapou" CD's, transportou pessoas da pequena equipa que me ajudou e acompanhou - o Eduardo e a Martine Santos - e acabou por me levar a mim, completamente stressado (eu!) a tempo de, in extremis, me inscrever para os meus 4 minutos e 7 segundos de power point atabalhoado...

Depois disso, no seu Blog "Vox Clamantis in deserto" tem sido dos mais fervorosos apoiantes, se calhar porque conhece o Projecto e o que me anima, como poucos o saberão.

Um destes dias, pedi-lhe que concluísse um trabalho que eu tinha iniciado de levantamento, o mais exaustivo possível, da situação dos prédios na zona de implantação do Mercado. O André aceitou de bom grado o "encargo" , tanto mais que tem uma paixão camarra pelo Barreiro Velho.

Recebi hoje, logo de manhã, o resultado do trabalho, para cuja realização o André andou, por ali, a falar com as pessoas.

Ao visitar o seu blog, dei com um texto de hoje, que foi para a Blogosfera pelas 5:57 (ai André, André...), com o título
Resposta ao comentário do heterónimo - "António" que é, como o próprio nome indica, uma resposta ao seguinte comentário, feito na postagem O Mercado e a Cidadania:

Anónimo disse...

Boa noite, sempre podes ir ao barreiro velho, mais concretamente ao local em questão e subscreveres o abaixo assinado elaborado pelos moradores contra essa ideia descabida aventada por esse tal individuo militante do PS.
abraço

antónio

O André respondeu-lhe de uma forma que não resisto a transcrever, para memória futura:

Caro "António",

Passei toda a tarde de hoje lá, após sair do trabalho, a proceder a um levantamento exaustivo do estado de cada um dos edifícios da Rua Marquês Pombal. O muito trabalho que me deu esta tarefa têm como grande gratificação a conquista de um mais profundo conhecimento do estado das edificações daquela rua, bem como da aquisição de um conhecimento mais exacto do número de casas abandonadas, entaipadas e inclusivamente ocupadas ilegalmente.

Confesso que esta zona do Barreiro significa muito para mim, fruto de inúmeras horas passadas nos estabelecimentos comerciais ali situados, e da casa da minha amiga e ferrenha comunista - Zezinha.

Do ponto de vista humano, esta experiência foi ainda mais atraente, pois permitiu-me estabelecer contacto com muitos moradores, e constatar a enorme corrente desinformação que por ali circula em relação à proposta do meu estimado padrinho – Cabós Gonçalves.

Caro “António”, deixe-me que lhe diga, – prevendo que me vá acusar de estar a adoptar uma postura elitista, de quem pensa saber o que é melhor para quem lá mora – que esta minha constatação fundamenta-se apenas com o facto das pessoas deterem informações erradas ou mistificadas a propósito do conceito do Mercado Marquês Pombal.

Respeito quem discorda fundadamente desta ideia, mas resta-me uma questão: Quem pode ter interesse em patrocinar esta campanha de desinformação?


Nota: Os dados por mim recolhidos foram entregues ao António Cabós para que os trate da forma que entenda mais conveniente. Posteriormente à sua utilização em prol do enriquecimento do projecto desta Iniciativa de Cidadania, procederei a uma análise mais detalhada daquilo que me foi levado a concluir. Penso que a escrita dessa crónica, constituir-se-á como um proveitoso exercício para que, aqueles que têm acompanhado a maturação desta ideia, possam entender melhor a realidade sobre a qual se pretende agir.


Fica prometido para breve.

Atenciosamente,

André Pinotes Batista



11 comentários:

SITI SAÚDE disse...

Exmº Senhor
António Cabós Gonçalves


Tenho a dizer que a sua proposta só pode ser feita por alguém que não conhece o Barreiro velho, principalmente os cidadãos que habitam a Rua Marques Pombal, moradores idosos que necessitam de paz e sossego já bastante afectado pela existência de Bares e Pubs a funcionar fora de horas e com níveis de ruído perturbador, com varias queixas já apresentadas ao Governador de Setúbal e Presidente da Câmara, queixas que serão dirigidas para o Tribunal Europeu por falta de resolução.
Perdem ainda causar mais perturbações, com um mercado em plena rua, diminuindo a acessibilidade desses idosos as suas casas e bloqueando totalmente as suas portas e acessos para prestação de socorro.
Exmº Senhor só pode não conhecer a realidade apesar dos estudos que diz ter feito e das consultas.
Mais uma vez só espero que o presidente da câmara tenho o bom senso assim como os munícipes de não deixar tal acontecer.
Mas sendo a sua preocupação a existência de um mercado de rua no Barreiro como existe na Europa como refere (Locais próprios em bairros comerciais), porque não na rua principal em frente a Câmara Municipal ou mesmo na sua rua junto a sua casa.

Com os melhores saudações
José Filipe Fernandes Nunes
Contacto: 91615002

KIMBERLEY disse...

Significa este post que, agora, para além das suas intervenções também coloca aqui as palavras do seu aprendiz/pupilo, que mais não são que a expressão juvenil da sua própria cassete! Valha-nos Deus, como se um não bastasse, agora impinje-nos o "protegido".

Com tanta benção do Padrinho, só espero não acordar amanhã com uma cabeça de cavalo entre os lençóis, por manifestar o meu desacordo para com essa ideia absurda de fazer um mercado no Barreiro velho.

António Cabós Gonçalves disse...

Exmº Sr.

José Francisco Fernandes Nunes

Já que teve a amabilidade de se identificar completamente, dando até o seu número de telemóvel, tentei contactá-lo por essa via, para lhe poder explicar, pessoalmente, porque é que acho que lhe falta um conjunto de informações sobre a minha proposta que lhe permitiriam fundamentar melhor a sua posição ou alterá-la.

Teria todo o gosto em lhe fornecer, pessoalmente, esses elementos.

Infelizmente, o número que publicou (o que eu acho que é um risco que não vale a pena correr...) apenas tem 8 algarismos.

Se quiser disponibilizar-me, por mail, um seu endereço de correio electrónico, ou o número de telemóvel correcto, de imediato contactarei consigo.

Não gostaria de ter a informação completa para melhor se pronunciar?

Atentamente

António Cabós Gonçalves

eu sou contra o mercado disse...

Actualizações sobre o tema em: http://eusoucontraomercado.blogspot.com/

Anónimo disse...

Com os melhores saudações
José Filipe Fernandes Nunes
Contacto: 916175002
cvitais@gmail.com

Unknown disse...

Anónimo disse...
Com os melhores saudações
José Filipe Fernandes Nunes
Contacto: 916175002
cvitais@gmail.com

Eu sou contra "O Contra o Mercado" disse...

E se quizer saber AINDA mais, não perca as cenas dos próximos capítulos. Em:

Actualizações sobre o Blog - "Eu Sou CONTRA o Mercado", no novo Blog:

EU SOU CONTRA - "O CONTRA O MERCADO":

http://eusoucontraocontraomercado.blogspot.com/


Viva o "Povo Unido" do Barreiro e da merdaleja !

Avisa-se que, tanto humor pode provocar danos cerebrais.

Unknown disse...

Antes de mais, gostaria de dar os meus parabens à iniciativa! E expressar o meu apoio ao projecto. Não sou do Barreiro e muito menos de Portugal, sou brasileira e apenas habitante do Barreiro. Eu sempre tive essa idéia em mente!!! Quem conhece Paraty no estado do Rio de Janeiro, pode ter uma idéia do que seria o Mercado de rua "Marquês de Pombal". Património arquitetonico restaurado, artesanato local, culinária típica e vida social, em comunidade. É uma pena como há pessoas que dão opinião às cegas! Informem-se primeiro, leiam, estudem, PENSEM e só depois formalizem a opinião. Ó Deus! Perdoe os ignorantes! Eles não sabem o que falam, mas têm todo o direito de expor suas opiniões, sejam elas estúpidas ou não. A pobreza de argumentos fica clara! Então passam à agressão aos defensores do projecto. Mas... ...viva a democracia!

Anónimo disse...

Um Barreirense ignorante

Ò Karina o mercado com artesanato local, vê-se bem que nunca foi ao mercado da Verderena.
Aliás o mundo é dos bem pensantes, aqueles que não concordam com a dita proposta são estúpidos, não sabem do que falam, são os retrogados e ignorantes. Os bem pensantes todos nós barreirenses sabemos onde estão e porquê.

Unknown disse...

Ao anónimo acima.

Por acaso eu conheço o mercado da Verderena, estive lá uma vez. Mas também estive na Festa do Barreiro, onde eu vi muitos comerciantes do mesmo estilo dividindo o mesmo espaço com artistas locais, vendendo o tal artesanato. Quanto aos estúpidos, a minha idéia sobre eles é bem mais abrangente, como escrevi anteriormente. Não dou credibilidade à discussões sem argumentos e muito menos à opiniões infundadas ou fundadas em preconceitos, aí reside a estupidez ao meu ver. Há muito preconceito quanto aos comerciantes do mercado da Verderena, mas como eles há muitos no mundo todo. Eu indico ao Sr. Anónimo acima ir conhecer os mercados de rua que acontecem em Manhattan, em NY aos domingos. Acho que muitos dos que são contra o mercado de Rua "Marquês de Pombal" se nunca foram aos de Manhattan, quando forem adorariam e ainda trariam uma bela camiseta de lá escrito I love NYC!!!! Ironico???? Muito hipócrita e preconceituoso.
Esse tipo de mercado existe e sempre existirá, não concordo com o formato do da Verderena, mas concordo com o formato do projecto apresentado pelo autor desse blog.
Estou disposta a mudar de idéia, se os argumentos contra o projecto forem bons.
Cumprimentos.

SITI SAÚDE disse...

Caro Cabós


Mais uma, vez e tive calado uns tempos mas como verifico que os disparates são mais do que muitos sinto alguma indignação e tenho de me expressar.

Na sua entrevista ao Jornal Margem Sul de 31/08/2007, transferência ou projecto nenhum é exequível, pois como já afirmei não conhece o Barreiro Velho, Rua Marques de Pombal e zona, começa por afirmar que os jovens moradores o apoiam, onde é que existem jovens moradores na rua Marques Pombal, gostaria de saber fico a espera da suas indicações, pois jovens frequentadores da Rua Marques de Pombal devido a proliferação de Bares, eu conheço.
Eu proponho que fale com os verdadeiros moradores da zona evocada, assim como devera falar com os proprietários.

Por agora chega e espero que tenha a coragem de falar cara a cara com os moradores e proprietários da zona. Fico a espera apesar de continuar a achar que como refere apresentou um projecto que mais não é como o nome diz (PROJECTO), pois apesar de me encontrar bastante desiludido com a política de a vários anos praticada no nosso conselho, resta-me alguma esperança em alguns Barreirenses, verdadeiros.