quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Faça-se, então, o ponto da situação! (1)



Muita gente me tem perguntado, desde ontem, como correu a reunião agendada com o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto Carvalho.

A resposta é: correu muito bem e outra coisa não seria de esperar!

Devo salientar que, estando o Presidente, como é mais ou menos público, em convalescença de uma operação cirúrgica, feita a semana passada, deslocou-se, de propósito, aos Paços do Concelho, para cumprir a sua palavra e participar na reunião que tinha combinado, muito embora eu me tenha disponibilizado para adiá-la, se necessário. Resta-me agradecer o gesto e realçar a atitude.

Mas eu irei publicar – talvez amanhã, se conseguir,,, – uma espécie de “acta” onde darei conta do que se passou e de quais os passos que se seguem.

De qualquer modo, ao contrário do que tinha previsto, acabei por não entregar hoje o requerimento formal contendo a última versão do Projecto, ao abrigo do exercício do Direito de Petição. E, consequentemente, ficou adiada a conferência de imprensa que tinha previsto.

Tal decisão não tem nenhuma relação directa com a referida reunião com o Edil. O que se passa é que eu resolvi desenvolver, com mais extensão do que à partida tencionava, um conjunto de aspectos parcelares do Projecto inicialmente apresentado, a saber:

1 – A definição estratégica do Projecto global de regeneração e desenvolvimento do Barreiro Velho e o papel central do “Mercado de Rua Marquês de Pombal” nessa estratégia;

2 - O modelo de Financiamento e de Gestão de todo o Projecto – para o que entreguei, ontem, ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, uma proposta de Contrato Social da entidade empresarial a que chamei “Sociedade de Desenvolvimento do Barreiro Velho S. A.”, a qual estará, brevemente, disponível na Internet;

3 – As questões de segurança – para o que entreguei, igualmente, um dossier contendo as principais linhas mestras de todo o esquema de segurança de pessoas e bens, as plantas de implantação do mercado com a delimitação das vias de acesso a veículos de socorro e o “Regulamento Geral de Funcionamento das Brigadas de Apoio Local”, a criar no Barreiro Velho, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 426/89 de 6/12 de 1989;

4 – O modelo do Mercado proposto, sua gestão e financiamento, sectorização e patrocínios, conceito e configuração dos módulos, logística da montagem e desmontagem;

5 – As Parcerias

6 – Os equipamentos de uso colectivo.

De qualquer modo, não quero publicar essa postagem com o relato da reunião sem, antes, prestar alguns esclarecimentos, para que não se pense que estou a deixar para trás questões incómodas, ou a deixar de salientar apoios e contributos que muito me honram e animam.

continua...

2 comentários:

eu sou contra o mercado disse...

Outras notícias sobre o tema em: http://eusoucontraomercado.blogspot.com/

SITI SAÚDE disse...

Caro Cabós


Mais uma, vez e tive calado uns tempos mas como verifico que os disparates são mais do que muitos sinto alguma indignação e tenho de me expressar.

Na sua entrevista ao Jornal Margem Sul de 31/08/2007, transferência ou projecto nenhum é exequível, pois como já afirmei não conhece o Barreiro Velho, Rua Marques de Pombal e zona, começa por afirmar que os jovens moradores o apoiam, onde é que existem jovens moradores na rua Marques Pombal, gostaria de saber fico a espera da suas indicações, pois jovens frequentadores da Rua Marques de Pombal devido a proliferação de Bares, eu conheço.
Eu proponho que fale com os verdadeiros moradores da zona evocada, assim como devera falar com os proprietários.

Por agora chega e espero que tenha a coragem de falar cara a cara com os moradores e proprietários da zona. Fico a espera apesar de continuar a achar que como refere apresentou um projecto que mais não é como o nome diz (PROJECTO), pois apesar de me encontrar bastante desiludido com a política de a vários anos praticada no nosso conselho, resta-me alguma esperança em alguns Barreirenses, verdadeiros.