quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Faça-se, então, o ponto da situação! (2)

Por absoluta falta de tempo, não tenho tido oportunidade de dar resposta ou prestar um conjunto de esclarecimentos a algumas pessoas identificadas e outras que preferiram manter o anonimato que, ao longo dos últimos tempos, têm manifestado algumas opiniões discordantes ou uma oposição “feroz” e determinada, em jornais, na blogosfera ou em tomadas de posição publicitadas.

E, também, através de um abaixo assinado “contra a implantação do Mercado de Levante na Rua Marquês de Pombal”, com cujo petitório literal eu concordo absolutamente e que me apetecia muito assinar, só não o fazendo porque desconfio que alguém iria considerar isso uma provocação!

Quanto aos “opositores” refiro-me, especialmente e em concreto:

a) A um 2º Editorial do Luís Zuzarte

que, entretanto, me telefonou clarificando que, ao contrário do que eu tinha concluído no meu post, ele não gosta de nenhum tipo de mercado de rua – e aos cidadãos que deram a cara e a fala no inquérito de rua publicado na “Voz do Barreiro”;




Clique nas imagens acima para aumentar

b) Aos meus prezados amigos VCN e Luís Carlos Santos;

c) Ao VTM no Blog “Barreiro Velho” que me tem brindado com vários posts e que integrava a “Comissão Ad hoc para o Barreiro Velho”, a qual, ao que sei agora, desenvolveu uma esforçada actividade nos idos de 2003 e cujo “relatório” está disponível aqui;

d) À "Kimberley", que parece ter uma obsessão “militante” contra a minha ideia, o que a leva a pôr, num blog com o seu nome, aparentemente criado quando resolveu começar esta sua “luta”, a minha fotografia ao lado da de um nativo da Austrália, numa comparação implícita a que eu achei piada e registei.

Esta “blogger” frequenta assiduamente a caixa de mensagens deste blog e o correio electrónico do VTM, que publica os seus mails, e insurge-se, convenhamos que com um pouco menos de urbanidade do que é costume, contra o facto de eu transcrever um post do André Batista no meu Blog, ou de eu não lhe responder com a prontidão que ela deseja às suas postagens ou comentários.

Á “Kimberley”, desejo dizer, desde já, que no meu tempo sou eu que mando, os meus ritmos sou eu que os traço e não costumo ligar muito a tentativas de achincalhamento, a supostos insultos ou a insinuações idiotas.

Ainda assim, irei responder-lhe, um dia destes, concretamente, às perguntas concretas que me formulou, de que eu ainda não me esqueci.

Todavia, quanto ao seu comentário ao post sobre o André Batista, devo dizer-lhe o seguinte:

Naturalmente que percebi as suas referências “cinéfilas” a que não achei muita piada. Não sei em que meios se move, aliás ninguém sabe, mas, aparentemente, deve ser no meio de lobbies, apadrinhamentos e esquemas semelhantes, já que tão conhecedora se mostra desses ambientes. A minha vida fala por mim, A sua falará pela sua.

O André Batista é meu afilhado, desde que nasceu, porque os pais, pessoas a quem V. Exª, provavelmente, nunca conseguirá tocar nem nos calcanhares, assim o decidiram. Não tenho nada a ver com as suas opções políticas e em vários momentos lhe tenho feito observações críticas sobre algumas.

Gosto muito do André, que é maior, vacinado e muito independente na sua vida e, por isso, não lhe admito, nem a ninguém, que o atinja ou ofenda, quando o que pretenda seja visar-me a mim. Esperemos que isso fique percebido e que o seu bom senso e a sua consciência a iluminem…

De resto, comigo, fique à vontade e diga o que quiser! Respondo-lhe se puder, se quiser e quando eu decidir. Como agora.

e) Ao Blog, ontem surgido, “Eu sou contra o Mercado”, infelizmente de Autor anónimo, que denota bom humor e uma dose razoável de preconceitos vários;

f) Ao Sr. Vice Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Joaquim Matias

Farei o “impossível” para, tão logo possa, dar a todos a resposta que considerar adequada.

Continua…

16 comentários:

eu sou contra o mercado disse...

Descobrimos quem é a "Kimberley"!
Saiba tudo em: http://eusoucontraomercado.blogspot.com/

Anónimo disse...

Venho esclarecer a minha opinião sobre a sua Proposta:

- EU SOU CLARAMENTE A FAVOR DA PROPOSTA DO “MERCADO DE RUA, NA RUA MARQUÊS DE POMBAL”.

E espero que o bom senso prevaleça na Câmara Municipal do Barreiro, porque este local – o Barreiro Velho – merece ter este Mercado de Rua.

Vislumbro na construção deste Mercado, a verdadeira solução para aquela zona, e para o problema dos Vendedores do Mercado da Verderena.

Retirei esta conclusão, hoje mesmo, depois de ler atentamente, uma vez mais, a Proposta da autoria do Cabós Gonçalves.

Relativamente às propostas apresentadas em Assembleia Municipal, no ano 2003, considero que essas ideias, já se encontram fora de tempo, não fazendo por isso, qualquer sentido, neste momento, serem objecto de discussão.

A discussão particular sobre a recuperação do Barreiro Velho é um assunto que deve ser perspectivado e discutido por todos e sob vários prismas, e a salvação reside, não tenho a mais pequena dúvida, na sua Proposta da Construção do mercado. Tal é a qualidade e o mérito que lhe reconheço, neste seu trabalho, que realizou como cidadão interessado, em resolver os problemas do Barreiro, neste caso, o Barreiro Velho.

O Barreiro tem população em número suficiente, para sustentar um mercado, com esta natureza e dimensão, duas vezes por semana. É verdade. Concordo.

É perfeitamente possível a convivência entre este Mercado, na Rua Marquês de Pombal, nos mesmos dias e na mesma zona, onde se situa o Mercado Municipal do Barreiro, até porque este Novo Mercado do Marquês, não vende apenas produtos hortícolas, vende muitos e diversificados, outros produtos.

Faz todo o sentido, fomentar a venda de produtos têxteis a baixo custo, mesmo abaixo do praticado nas lojas, neste Novo Mercado de Rua.
Muito mais lesados, têm sido os comerciantes tradicionais, pelas Grandes Superfícies, e nem por isso elas deixam de abrir, mais e mais.
Veja-se o caso do Concelho da Moita, e o número imparável de Grandes Superfícies a abrirem (Modelo, Lidl, proximamente, a Feira Nova)

A construção do Fórum Barreiro, não impedirá a afluência ao mercado de rua, pelo contrário, poderão funcionar complementarmente.

Esta Proposta do Mercado de Rua, na Rua Marquês de Pombal pode tornar-se atractiva, no sentido de chamar vendedores de Lisboa e da Margem Sul, ao Barreiro, tal como nas Festas do Barreiro, cá aparecem muitos vendedores (nacionais e estrangeiros).

Se algum incómodo ou ofensa causei, ao Cabós Gonçalves, com os meus comentários, apresento o meu pedido de desculpas.

Acredite, que não o fiz com a intenção de o ofender, mas apenas com o objectivo de criar uma certa polémica, em torno de uma solução – a Proposta do Mercado de Rua, na Rua Marquês de Pombal - que me parece vital, e de facto, a solução ideal, quer para os vendedores do Mercado da Verderena, cuja sobrevivência deve ser um motivo de preocupação, neste momento, para as Entidades Competentes, quer para os moradores do Barreiro Velho, uma zona degradada, e esquecida pelo poder político autárquico, cabendo a maior responsabilidade, dessa degradação, à Coligação CDU, dado que, ter sido quase sempre a força política eleita neste Concelho.

Até dia 4 de Setembro ....

Cordialmente,
Kimberley

Não consegui entrar nos comentários, com o meu nome de usuário. Tive que o escrever.

Anónimo disse...

ai, ai, kimberley, sua malandreca.

António Cabós Gonçalves disse...

Boa noite

Eventualmente o anónimo que usou o nome "Kimberley" pensa que me está a fazer um favor...

Se calhar é algum amigo ou conhecido meu, que pensa que isto pode ajudar o projecto que venho apresentando...

Ou então não!

Se, de facto, for alguém que me apoia e à ideia que defendo, peço-lhe que não faça coisas destas!

Ao fim e ao cabo só pode contribuir para descredibilizá-la e, certamente, que não era essa a sua ideia.

Se, por acaso, for iniciativa de algum opositor, faça o que quiser!

Obrigado

Anónimo disse...

Ainda bem que menciona a realização da reunião da CMB em que o VP da CMB se referiu a esta como sendo uma ideia que "circula por aí na comunicação social".
No dia anterior o autor da ideia esteve reunido com o presidente da CMB e o VP não sabia!
A ideia foi apresentada na AMB e o VP da CMB não sabia!
Adiante...
Referiu tb nessa reuniao da CMB, o mesmo VP da CMB que "divulgar, nesta altura, a intenção de instalar no local do actual Mercado de Levante só agrava a situação"
Sim, leram bem.
Portanto, o assunto é TABU. Mais um.
Ainda na mesma reunião pública da CMB, o ver. EX questionou o presidente sobre se já estaria aprovado o licenciamento do Carrefour na Verderena pela comissão regional competente ao que lhe foi respondido que sim( cfr. artigo do DB "linkado" no post do autor).

Vejamos:

-Antes dessa comissão regional se pronunciar existe a obrigatoriedade, por parte da CMB, de aprovar um instrumento de gestão territorial do tipo Plano de Pormenor( aliás previsto no PDMB) no âmbito do qual se estuda e determina a localização dos imoveis e equipamentos a edificar na zona respectiva;
-Em TODOS esses instrumentos de planeamento e gestão territorial existe A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE CONSULTA PÚBLICA durante a qual são recolhidas AS OPINIÕES DE TODOS OS POTENCIAIS INTERESSADOS E TITULARES DE INTERESSES PREVISIVELMENTE AFECTADOS COM a proposta constante do plano;
- Portanto, se tivesse sido realizada, em tempo oportuno, essa consulta pública, os comerciantes do mercado de levante e toda a população teriam tido conhecimento ( há um, dois ou três anos atrás ) da intenção de acabar com " a sua fábrica" e teriam tido tempo de organizar a sua vida ;
-E, a CMB, teria tido tb o tempo necessário para arranjar alternativa para o mercado que agora quer encerrar alegando uma cláusula que obrigaria o proprietário do terreno a exigir a sua entrega com apenas trinta dias de antecedencia e sem necessidade de pré-aviso.

Mas, todos sabemos, que os interesses dos contrutores cívis na CMB são considerados superiores aos da restante população e quanto a isso NÃO HÁ NADA A FAZER!

eu sou contra o mercado disse...

O mercado para a Rua Marquês de Pombal tem novos aliados. Saiba tudo em:
http://eusoucontraomercado.blogspot.com/

Anónimo disse...

ÚLTIMO COMENTÁRIO: Mas, todos sabemos, que os interesses dos contrutores cívis na CMB são considerados superiores aos da restante população e quanto a isso NÃO HÁ NADA A FAZER !
----------------------------------

E PORQUÊ QUE ESSES INTERESSES DOS CONSTRUTORES CIVIS SÃO DEFENDIDOS NA CÂMARA DO BARREIRO ?

SERÁ CASO ÚNICO NO PAÍS ?

NÃO SE PASSA O MESMO, EM MUITAS OUTRAS CÂMARAS, NESTE PAÍS ?

TALVEZ SEJA MELHOR, LEREM ALGUMA COISA SOBRE:

- LOBBY IMOBILIÁRIO NAS AUTARQUIAS

- TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS NAS AUTARQUIAS

QUEREM UM BOM LIVRINHO SOBRE ESTES TEMAS:

- "Mudar o Poder Local", Paulo Morais (Professor universitário), ex- VEREADOR, pelo PSD, na Câmara Municipal do Porto.

Algumas perguntas a Paulo Morais e as suas respostas:

Nas câmaras quais são as áreas mais permeáveis à corrupção?

- As áreas mais visíveis, que constituem tumores da democracia, são as obras públicas, onde há um tráfico de influências generalizado e que convém atacar pela via da intervenção da justiça, mas também ao nível da gestão de urbanismo. Como sabemos, a maioria dos partidos e da vida partidária é financiada por empreiteiros e imobiliárias.

Depois há as contrapartidas...

- Cada financiamento tem sempre um pagamento: a contrapartida que normalmente pedem é o favorecimento na avaliação de determinados projectos imobiliários. A corrupção aparece como corolário lógico do sistema que está montado para privilegiar ou para induzir à corrupção. É também importante que a Inspecção-Geral de Administração do Território e o Ministério Público cumpram a sua função.

O Plano Director Municipal (PDM) abre caminho a negócios obscuros?

- O PDM em certas autarquias é uma bolsa de terrenos, onde há favorecimento da valorização em função de quem é o proprietário e onde há a promiscuidade entre interesses privados e o interesse público. Como a legislação é complexa, quem for assessorado por bons advogados consegue fazer o que lhe apetece.


http://dn.sapo.pt/2006/05/29/nacional/politicos_portugueses_sao_marionetas.html

António do Telhado disse...

Penso que as propostas colocadas da forma como esta foi colocada, devem ser tidas em conta e discutidas.

Esforcem-se.

Anónimo disse...

espero que o senhor de cima já tenha deixado de parte o seu preconceito contra "os vendedores" explicitado ate à exaustão no seu ignóbil blogue.
Se não, esforce-se!

Anónimo disse...

Uma proposta com muito mérito e coragem, de facto !

Principalmente, por ser formulada, de forma INDEPENDENTE, em relação a qualquer Partido, procurando o apoio de tudo e de todos.

KIMBERLEY disse...

Parece-me que esta discussão está a perder serieadade, o que não é de certeza o objectivo deste blog.

O nível do discurso está baixo e as estratégias para dispersar a atenção e encontrar à força “elementos subversivos” e denegrir quem não apoia a ideia, inclusive por parte do próprio Cabós, é muito má e denota uma considerável dose de má fé.

Como consequência desta mesquinhez toda, estamos a afastar-nos das questões importantes (ainda por esclarecer) relacionadas com a proposta mercado.

Relativamente a bloguistas anónimos que se fazem passar por mim, achei a ideia muito pobre, a roçar o desespero, o que fica muito mal a certas pessoas.

Mantenho a minha posição sobre o mercado na rua, mantenho os meus comentários, e mantenho em aberto as questões que coloquei, sobre as quais ainda não obtive uma resposta concreta.

Não se preocupem com os meus lobbys, ao contrário dos comentadores habituais deste blog, eu encontro-me demasiado longe geograficamente para mexer cordelinhos.

No meio desta blogosfera medíocre, resta-me dar os parabéns ao blog “Eu Sou Contra o Mercado” que apesar do humor trata o assunto com mais seriedade que todos vós.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Para suprimir eventuais ambiguidades nos meus comentários anteriores tenho a lamentar o modo como têm sido tratadas as abordagens a este assunto feitas pela Sr.ª Kim e pelo Sr. VTM.
São pessoas ( que não conheço)de elevado valor intelectual ( não desfazendo dos outros envolvidos ) que ninguém pode dispensar numa discussão deste tipo.
Especialmente por terem manifestado opiniões contrárias à do autor da ideia (que vão ser as maioritárias, estou convicto).
Resultado:
-os que tinham blogues com acesso livre aos comentários deixaram de os ter ,
-os que fizeram blogues anónimos a contestá-los agora exigem identificação prévia dos visitantes não só dos comentários mas dos próprios posts!
Conclusão:
Perderam-se espaços de debate, alguns opinadores de alto nível e perde a ideia alguns contributos de relevo.

Tudo muito barreirense, sem dúvida!!!

António Cabós Gonçalves disse...

Minha Cara "Kimberley"

Como reparou, eu também não achei piadinha nenhuma àquele uso do seu nome, para aquela "brincadeira" e achei por bem manifestá-lo de imediato.

O se aparecimento, como opositora da ideia veio, efectivamente, contribuir para uma discussão que já tardava sobre o Barreiro Velho e tudo o que lhe está associado. Discussão que eu queria e esperava, como poderá verificar pelo que disse na primeira versão da apresentação da ideia.

Permitiu, ainda, trazer ao conhecimento de todos a actividade da Comissão ad hoc para o Barreiro Velho que teve actividade em 2003 e os resultados dos esforços desenvolvidos pelos cidadãos que a integraram, actividade e resultados esses que eu tenciono "dissecar" dentro em breve.

Permitiu, finalmente, o conhecimento do meritório trabalho humanitário que desenvolve e o projecto que integra que, se não for pedir muito, poderia desenvolver um pouco mais no seu blog.

De resto tem-se mantido numa linha de oposição coerente e construtiva, que respeito e à qual dou a máxima atenção, como se tem visto.

Apenas, por uma vez conseguiu, de facto "irritar-me" o que, acredito, não seja a sua intenção. O episódio do André está, pela minha parte, "morto e enterrado" e eu já disse tudo o que tinha a dizer sobre o assunto.

Quanto ao "nível do discurso", por enquanto, não me parece que tenha baixado muito. Mas quanto a isso pouco posso fazer, a não ser dar o exemplo, já que os comentários, aqui, serão sempre livres, as estatísticas públicas, e as opiniões contrárias - mais do que os apoios - realçadas. É a postura que decidi desde o início e irei manter até ao fim.

É, por isso, absolutamente fantasioso e injusto pensar, que eu tenho ou sou colaborante em "estratégias para dispersar a atenção e encontrar à força “elementos subversivos” e denegrir quem não apoia a ideia". Ou que eu ando para aí a inventar contrablogues dos blogs que se me opõem! Tenho mais que fazer e com que me preocupar e toda a gente que me conhece sabe ue esse não é o meu estilo.

Em relação às suas perguntas concretas, só ainda não lhe respondi porque acho que a resposta a tais questões, porque são sérias e ajudam à reflexão, "merece" uma postagem especial, que tem o seu tempo, dentro daquilo que programei. Já o disse e repito-o. Tenha um pouco mais de paciência que é coisa que a mim não me falta...

Quanto ao "Blog eu sou contra o Mercado" cujo link desde a primeira hora pus na badana deste Blog, é um excelente exercício, muitíssimo imaginativo e bem humorado, na linha dos "Gato Fedorento", de alguém que se opõe à ideia. Vou lá frequentemente e aconselho toda a gente a ir!

De resto, se houve alguma coisa que eu tenha escrito que possa considerar ofensivo, o que não era, de todo, minha intenção, apresento-lhe as minhas sinceras desculpas!

E que siga o debate!

Obrigado

Anónimo disse...

um link interessante para iniciativas futuras:

Lei n.º 45/2007, D.R. n.º 163, Série I de 2007-08-24

Assembleia da República

Terceira alteração à Lei n.º 43/90, de 10 de Agosto (exercício do direito de petição), alterada pelas Leis n.os 6/93, de 1 de Março, e 15/2003, de 4 de Junho

IN:http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/08/16300/0567305680.PDF

António Cabós Gonçalves disse...

Ao anónimo anterior

Se reparar bem, no meu post de 17 de Agosto, estava lá dito:

"entregarei, formalmente, na Secretaria da Câmara Municipal do Barreiro, no exercício do Direito de Petição, consignado na Lei 43/90, de 10 de Agosto, um requerimento, no qual exporei a pretensão de que a Câmara delibere sobre a aplicação, no todo ou em parte, do Projecto que venho desenvolvendo, fundamentando tal pretensão e fazendo acompanhar o requerimento de toda a documentação correspondente.

Sendo que tal requerimento há muito que está, apenas, a aguardar conclusão...

De qualquer forma, é util, para todos os cidadãos conhecer os sus diireitos. nessa medida, fez muito bem em publicar o link.

Obrigado

Anónimo disse...

"Referiu tb nessa reuniao da CMB, o mesmo VP da CMB que "divulgar, nesta altura, a intenção de instalar no local do actual Mercado de Levante só agrava a situação"
Sim, leram bem."

Leram bem sim senhor, eu é que, ao enviar o comentário, fiz algo mal e deixei por dizer o quê....

Deverá então ler-se:

Referiu tb nessa reuniao da CMB, o mesmo VP da CMB que "divulgar, nesta altura, a intenção de instalar no local do actual Mercado de Levante UMA SUPERFÍCIE COMERCIAL, só agrava a situação.